Conheça o PowerShell DSC

PowerShell

Fala Pessoal, tudo bem com vocês? Hoje irei falar sobre PowerShell DSC. Já ouviu falar? Não sei se você curte fazer a mesma coisa varias vezes, particularmente, eu não gosto rsrs

O PowerShell DSC, é uma plataforma no qual permite que você gerencie sua infraestrutura como um código. Vou te falar um exemplo… você tem uma documentação de um servidor em um arquivo World, com um passo a passo de como instalar ou configurar determinado servidor.

Com o PowerShell DSC, posso criar uma documentação em código, no qual irá realizar o deploy desse servidor ou garantir que o mesmo está com as mesmas configurações que foram realizadas.

Você pode garantir que tal serviço esteja com o status de running, ou tal serviço esteja desabilitado. Ahh e esqueci de comentar que também tem no Azure rsrs

Conceitos Principais

A DSC é uma plataforma declarativa usada para configuração, implantação e gerenciamento de sistemas. Consiste em três componentes principais:

Configurações são scripts declarativos do PowerShell que definem e configuram instâncias de recursos. Após executar a configuração, a DSC (e os recursos que estão sendo chamados pela configuração) vai simplesmente “realizar”, garantindo que o sistema exista no estado disposto pela configuração. As configurações da DSC também são idempotentes: o Gerenciador de Configurações Local (LCM) continuará garantindo que os computadores sejam configurados no estado declarado pela configuração.

Os recursos são a parte de “realização” da DSC. Eles contêm o código que definem e mantêm o destino de uma configuração no estado especificado. Os recursos residem dentro de módulos do PowerShell e podem ser escritos para modelar algo tão genérico quanto um arquivo ou um processo do Windows ou tão específico quanto um servidor IIS ou em uma VM em execução no Azure.

Gerenciador de Configurações Local (LCM) é o mecanismo pelo qual a DSC facilita a interação entre recursos e configurações. Regularmente, o LCM sonda o sistema usando o fluxo de controle implementado pelos recursos para garantir que o estado definido por uma Configuração seja mantido. Se o sistema estiver sem estado, o LCM fará chamadas para o código nos recursos para “realizar”, de acordo com a configuração.

Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/powershell/scripting/dsc/overview/overview?view=powershell-7.1

Aqui irei deixar um link, se você tiver interesse, irei postar mais sobre isso, e também irei colocar no meu Github.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s