Sites e Replicação do Active Directory

Microsoft, Windows Server

Fala pessoal, tudo bem com vocês? Hoje irei falar sobre Sites e replicação do Active Directory. Você já trabalha com sites e replicações? Irei abordar nesse primeiro momento a teoria de como funciona.

Paulo, o que são Sites do AD? Os sites no AD irão representar a localidade do seu host e da sua rede. Como assim? Vamos supor que eu tenho 1 empresa que contem 2 filiais, cada filial fica em uma cidade diferente como por exemplo Recife e São Paulo, e também tenho redes diferentes em cada filial.

Com o Site, irei facilitar a identificação do servidor de AD mais próximo para realizar a autenticação.

E replicação Paulo? A replicação funciona de duas maneiras, são elas: intrasite e intersite. Provavelmente você ficou confuso com esses dois nomes rsrs, mais irei explicar de uma forma mais simples.

A replicação intrasite ela ocorre quando você tem por exemplo 2 DCs em 1 mesmo site (Sempre recomendo que você tenha no mínimo 2 DCs) essa replicação intrasite ocorre de uma forma bem mais rápida do que a intersite.

Sobre a intersite, ela ocorre quando a replicação é realizada entre sites diferentes. Usando meu exemplo, seria a replicação do site Recife com o site São Paulo. A Mesma demora um pouco mais para ocorrer e tem um Padrão de 3 horas.

Quando usamos vários ADs, é sempre recomendado que você verifique o estado da replicação para evitar possíveis problemas. Existe alguns comandos que você pode executar para monitorar essa replicação, também existem ferramentas de monitoração como o Zabbix que você pode usar.

Paulo qual é a mais simples de verificar? Eu particularmente para identificar possíveis falhas e até exportar para um csv por exemplo, eu uso o Active Directory Replication Status Tool, irei deixar o link da ferramenta aqui.

Irei deixar também dois comandos que você pode usar para verificar a replicação:

  • Repadmin
  • Dcdiag

No próximo artigo, irei montar um ambiente na pratica e colocar aqui. Agradeço por ter ficado até aqui, até o próximo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s