Por quê aprender a criar scripts em PowerShell?

PowerShell

Fala pessoal, tudo bem com vocês? No post de hoje irei falar um pouco sobre o por quê de aprender a criar scripts em PowerShell.

Recentemente fiz um post falando sobre automatização com PowerShell, e hoje irei falar sobre criar scripts. Antes de começar tenho que te falar algo que talvez não seja tão legal rsrs, é fácil ? Não! Mas vai te ajudar demais profissionalmente e também e poupar tempo no seu trabalho.

Eu particularmente não gosto de realizar tarefas que sejam repetitivas e que são fáceis de realizar, então sempre tento criar alguma maneira de automatizar isso. Com PowerShell consigo realizar diversas tarefas, em vários computadores, servidores, usuários e etc.

Vamos usar um cenário simples onde aprender a criar scripts ou aprender o básico do PowerShell iria te ajudar muito…. Seu gerente lhe pede um relatório com os usuários que não fazem Logon a 100 dias… e seu ambiente tem 1300 usuários, como você faria par pegar esses usuários ? PowerShell. Em um script você poderia criar em HTML um arquivo formatado, com fontes, cores e mais diversas coisas… Mas também você teria que ter conhecimentos em HTML. Você também poderia criar um script simples onde criasse um arquivo CSV, e no Excel você iria formatar da forma que deseja-se.

Um outro cenário, você tem uma tarefa rotineira e cria um script para realizar ela por você… Se você sair de férias um outro membro da sua equipe poderia rodar esse script, e realizar a mesma tarefa.

Que tal receber por e-mail uma tarefa que você executa diariamente ou semanalmente ? Novamente… PowerShell.

Quando você começar a ver o poder que o PowerShell tem, você sempre irá querer buscar mais e mais.

Por onde começar ? Comece pelo básico, entendo as funções, os módulos e principalmente a logica também é muito importante. Comece anotando suas atividades e procurando uma maneira de criar um script para isso.

Também existe diversos scripts prontos, mas aconselho que verifique todo o script caso vá usa-lo e entenda o que cada linha está fazendo.

Paulo e cursos? Eu particularmente sou apaixonado pela PluralSight e recomendo muito. Mas também tem diversos vídeos no Youtube e cursos da Udemy. Irei deixar aqui no fim um Link do curso de PowerShell do grande Daniel Donda, que irá lhe da uma base e caminhos para isso.

E como falei no primeiro post sobre automação com PowerShell, crie um ambiente de laboratório e deixe sua imaginação fluir rsrs Muitos erros em vermelho irão acontecer no começo, mas isso é parte do aprendizado, não se desanime por isso, errar faz parte do processo para você evoluir.

Um grande abraço, e bons estudos.

Curso PowerShell :

https://www.udemy.com/course/aprenda-powershell-do-zero/

Documentação:

https://docs.microsoft.com/pt-br/powershell/scripting/overview?view=powershell-7.1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s