5 Dicas para deixar seu Active Directory mais saudável e seguro

Microsoft, Windows Server

Trabalhando como analista de infraestrutura, verifico diversos ambientes com configurações especificas para cada ambiente. Nesse post irei falar sobre 5 dicas no qual vejo ser importantes em um ambiente com Active Directory.

Dica 1 – Manter os servidores atualizados.

Percebo que muitos profissionais de TI, tem medo de realizar atualização do S.O em servidores, principalmente em um com um Active Directory Instalado. Percebo muitas vezes o seguinte pensamento “Se está funcionando, porque eu deveria mexer? Reiniciar, atualizar…” Se você tem um ambiente saudável com redundância, não há problema algum de atualizar seu servidor. O ideal é que você tenha um ambiente para homologação, sei que nem sempre você terá recursos para isso. Caso você não tenha um ambiente para homologação, antes de instalar atualizações verifique sempre quais alterações essa atualização irá fazer, pois caso você verifique algum problema depois de atualizar, saberá se a atualização impactou no problema.

Dica 2 – Mantenha o modelo de menor privilegio.

O que quero passar com a ideia de menor privilegio? Não de mais privilegio/acesso/permissão para um usuário/grupo que não precisa. Como assim? Vou te dar um exemplo que vejo muito acontecer… um usuário x dentro do grupo de administradores do domínio. Essa é uma falha que vejo acontecer muito… e quão grave é essa falha? MUITO GRAVE rsrs

O grupo administradores do domínio, são os todos poderosos, os que podem fazer praticamente tudo, até destruir seu ambiente. Então muito cuidado ao incluir um usuário nesse grupo.

Dica 3 – Cuidado com alterações nas GPO`s Default Domain Policy e Default Domain Controllers Policy

Percebo no dia a dia, nem todo mundo tem um controle total do seu ambiente de AD, e realizam configurações desnecessárias nessas duas GPOs. Essas GPOs são muito importante para seu ambiente, então cuidado ao realizar alterações nela, aconselho a criar uma nova GPO para fazer uma outra configuração e não configurar direto na Default Domain Policy

Dica 4 – Tenha no Mínimo 2 servidores de Active Directory

Sempre falo, quem tem apenas 1 AD não tem nenhum rsrs, então recomendo que você tenha no mínimo 2 servidores com o Active Directory, de preferencia não coloque funções e recursos desnecessários nos servidores, e sempre valide que estão replicando corretamente.

Dica 5 – Realize uma limpeza nos objetos a cada x tempo

Como assim Paulo? rsrs Deixa eu te explicar… Quando falo em realizar uma limpeza, é excluir computadores que não estão mais na sua rede, usuários que não são usados a por exemplo 2 meses… Exclua objetos que não estão sendo usados… MAS MUITO CUIDADO, TENHA CERTEZA QUE ESSE OBJETO NAO VAI IMPACTAR ALGO EM SEU AMBIENTE.

Ahh e usuário você desabilita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s